Jardins Invisíveis

Quando o jornalista Gilberto Dimenstein me entrevistou em 2011, uma das coisas que mais lhe chamou a atenção durante nossa conversa foi o fato de que ninguém veria os jardins: “Quer dizer que ninguém terá acesso? Ninguém irá circular?” Foi algo assim o que ele me perguntou – Por Sérgio Rocha, diretor executivo do Instituto Cidade Jardim.

Oasis urbanos.001
Muito trabalho pela frente, hein?!?

Confira a íntegra da entrevista original de Gilberto Dimenstein para a Folha de São Paulo aqui.

“Por que alguém investiria em um jardim que ninguém irá ver?” – ele me perguntava. O fato é que naquele época ninguém fazia idéia do se tratava um telhado verde extensivo. “Esses jardins ‘hackeiam’ a estrutura convencional de prédios, lajes, telhados e paredes, quero dizer, você pode executar um telhado verde em uma laje convencional, com mão-de-obra de construção civil convencional, mas obtendo um resultado excepcional no que se refere a conforto térmico, por exemplo”.

É possível se afirmar isso pois os telhados verdes extensivos se tornaram no Brasil uma espécie de commoditie – “existem diversas formas de se fazer isso, algumas mais seguras, algumas com um risco maior, mas no final o que espera deste produto é que ele mantenha uma cobertura vegetal estável e funcional sobre as coberturas, e seu resultado não se espera ver com os olhos: imagine rapidamente, aumentar o nível de permeabilidade urbana em pelo menos 30% em apenas 1 ano. E se aumentássemos a umidade relativa do ar durante o inverno em 25%? Já pensou São Paulo sem enchentes? Sem nenhum alagamento?!! As possibilidade são realmente fantásticas”.

Isso sem se falar em agricultura urbana: a produção de comida pode ser divertida e muito bem dividir espaço com áreas de jardins extensivos e inclusive florestas urbanas nos telhados da cidade. “Nossos experimentos demonstram que em apenas 4  meses é possível se cultivar mais de 4,25kg de  trigo em uma laje de uma casa popular, com cerca de 50m2. Ou seja, que família que em apenas 4 meses consome 4kg de trigo?

Veja o link da pesquisa original de cultivo de trigo em telhado verde.

Agora estamos experimentando com sistemas mais diversificados de plantio – agrofloresta em lajes! Mas realmente é possível se obter bons resultados cultivando grãos ou qualquer outro tipo de carboidrato exatamente onde se há mai sol nas cidades!”

Parece que essa tendência veio para ficar!! Continue acompanhando aqui as últimas novidades sobre telhados verdes e agricultura urbana aqui no Blog Cidade Jardim!!

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s