Crise? Agricultura Urbana triplica na Itália.

2acbe7232b00770bae4b2c870fc391eb_803643

Com a chegada da primavera, 46,2% dos italianos volta a se dedicar ao cultivo da própria horta. É o que aponta a pesquisa ‘Os italianos na horta’ realizada pela ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata) / Coldiretti (Confederazione Nazionale Coltivatori Diretti). A pesquisa pretende mostrar o impacto do programa de treinamento e orientação realizado em diversas cidades italianas para promover o cultivo de alimentos nas cidades – e o projeto é ambicioso: 57 municípios/capitais de província forneceram espaços públicos para a iniciativa.

Segundo a Coldiretti, o cultivo de hortas urbanas não visa o lucro, mas sim a oferta e troca de alimentos entre os cidadãos para consumo domiciliar. Além de ser uma ajuda às famílias em necessidade, ajudar a preservar os espaços verdes remanescentes e evita o abandono e degradação dos espaços públicos.

O resultado é que 25,6% dos novos agricultores urbanos justificam sua opção por vontade de comer produtos frescos e orgânicos. Outros 10% indicam a paixão de trabalhar a terra, e 4,8% para economizar no orçamento doméstico. Um interesse que hoje em dia atrai também muitos jovens na faixa de 18 a 34 anos.

As hortas urbanas triplicaram na Itália nos últimos dois anos, atingindo um recorde de 33 milhões de m2. Quer saber mais? Veja o artigo original no site da ANSA (em italiano!).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s