Guerrilla garden: “Eu sou um artista, e esta horta é o meu grafite, eu cultivo minha arte”

Guerrilla garden 3

Guerrilla garden 2

Guerrilla Garden

Ron Finley – permacultor.

Você já ouviu falar em desertos de alimento? Quantas pessoas vivem em lugares assim? Ron Finley, um ‘guerrilla gardner’ de Los Angeles explica que pode ser um pouco mais do que você pensa: 26,5 milhões de norte-americanos vivem em pobreza alimentar. Isso não é falta de acesso a comida, mas falta de acesso a comida de qualidade.

No típico estilo permacultor, Ron identifica no problema a solução. Comida é o problema e comida é também a solução. Na falta de comida segura, saudável e orgânica, ele resolveu transformar a calçada da sua casa em um paraíso alimentar. Com a ajuda de jardineiros de todos os tipos, o grupo de voluntários transformou o que era antes mais um inútil pedaço de grama em uma das comidas mais saudáveis da cidade.

Em uma cidade dominada por drive- through’s, ele foi pressionado pela administração municipal para tirar sua horta das ruas. Por sorte, as pessoas se uniram para manter o jardim – “Eu sou um artista, e esta horta é o meu grafite, eu cultivo minha arte. Da mesma forma que um grafite embeleza uma parede, meu trabalho embeleza as calçadas”.

Esse tipo de arte é veículo de transformação social, ela faz com que adultos e crianças desenvolvam um respeito pela vida e pelas coisas que realmente tem valor, em uma forma de expressão artística e produção de comida, saúde e bem estar. O grupo Green Grounds pratica jardinagem de guerrilha por toda a cidade, em abrigos para sem-teto, calçadas e terrenos baldios, dando a oportunidade às pessoas de reconquistarem sua saúde – se decidirem por isso. Ron está inspirando sua comunidade à escolher a opção de um futuro saudável e sustentável. Jardins de guerrilha não se faz com palavras, mas com a Ação.

Original publicado por Sebastian von Holstein em http://www.permaculture.co.uk/videos/re-greening-urban-food-deserts

Deixe uma Resposta

