Políticas de incentivo para telhados verdes: ferramenta para o design de cidades sustentáveis

cidadetelhadoverde

Muito tem se falado sobre o uso dos telhados verdes como ferramenta para adaptação das condições de drenagem, consumo de energia e controle atmosférico (umidade relativa, poeiras, CO2 & O2) – e esses serão alguns dos maiores desafios que nossas cidades terão que enfrentar de maneira mais séria nos próximos anos.

Entretanto, para que tais benefícios sejam percebidos, será preciso a sua aplicação em escala regional – e o que tem feito a diferença nos programas de sucesso em todo o mundo é o comprometimento político com a transformação local. Vejam o exemplo do Highline Park em Nova Yorque (onde grupos locais conseguiram transformar uma linha de trens de superfície em um gigantesco parque linear que transformou a cara da cidade) ou o posicionamento da Alemanha com mais de 15% dos telhados do país cobertos com vegetação (as estatísticas apontam que a cada ano mais 11 milhões de m2 de telhados secos são convertidos a telhados verdes).

Para entender melhor o funcionamento de algumas destas políticas e os mecanismos de incentivo, disponibilizamos o relatório Greenroof Policy report – um documento base de referência para construção de políticas de incentivo e compensação de áreas verdes para o planejamento urbano. Boa leitura!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s