Edifício de jardim botânico em Nova York se incorpora à topografia do terreno

i336382

Construído em vidro, novo centro de visitação tem telhado verde de 3 mil m²

O Jardim Botânico do Brooklyn, em Nova York, Estados Unidos, inaugurou na última quarta (16), seu novo Centro de Visitação. Incorporado a um morro existente no nordeste do terreno, o prédio de vidro parece ser uma extensão da topografia do jardim, que tem aproximadamente 210 mil m².

O Centro de Visitação ocupa cerca de 6 mil m² do terreno e possui diversas características sustentáveis, como um jardim de 3 mil m² em seu telhado, que deve receber a certificação Leed  Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental). Em 2008, este projeto idealizado pela empresa de arquitetura Weiss/Manfredi recebeu o prêmio por Excelência em Design da Comissão de Design Público da cidade de Nova York.

O jardim tem o formato de uma folha e abriga mais de 40 mil plantas, entre gramíneas e flores silvestres. De acordo com os arquitetos, esta composição irá mudar ao longo dos meses, se adequando a cada estação do ano.

O edifício foi concebido para ser uma nova entrada da cidade para o Jardim Botânico. Os visitantes que entram pela avenida Washington passam por uma treliça de vidro curvado antes de chegar aos principais ambientes do jardim, como o Japanese Hill-and-Pond e o Cherry Esplanade. O edifício também possui uma sala para orientação de visitas em grupo, um espaço para eventos e loja com produtos de jardinagem.

As paredes curvas de vidro permitem que os visitantes vejam o jardim do lado de dentro do edifício. O vidro é poroso para a filtragem de luz. O lado norte do edifício foi construído em uma berma pré-existente, aumentando sua eficiência térmica. Os vidros com grades minimizam o ganho de calor e aumentam a iluminação natural, ao mesmo tempo em que um sistema aquece e esfria os ambientes internos.

Ao redor do Centro de Visitação, foram plantadas aproximadamente 60 mil plantas, como rosas nativas, cerejeiras e magnólias. O Jardim Botânico ainda pretende construir um jardim de ervas, um bosque e um jardim de flora nativa. Além disso, outros futuros projetos são um jardim da água e um jardim da descoberta, destinado às crianças.

O Jardim Botânico do Brooklyn é uma instituição sem fins lucrativos destinado à educação, ciência e exposição de horticultura. No dia 2 de junho, o local receberá um evento aberto ao público com diversas atividades relacionadas à jardinagem urbana.

Publicado originalmente por Aline Rocha na revista Au.

i336371

i336380

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s