Telhado Verde em Jundiaí – Sustentabilidade e Leveza destacam loft no interior de São Paulo.

O projeto deste loft em Jundiaí, aos pés da serra do Japi, é um exemplo de sustentabilidade e leveza. Desenhada e construída pelo escritório Stocco Neto Arquitetura, a casa é toda feita em light steel frame, um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento – a casa pode ser comparada a uma enorme caixa metálica reforçada por um revestimento estrutural, sendo utilizadas placas de OSB e placas cimentícias para fechamento. Quase não há resíduos no canteiro de obra.

Como a casa tem paredes ocas (que podem ser preenchidas com elementos mais ou menos isolantes), forma-se um colchão de ar que confere ótimo isolamento térmico e acústico. Esse efeito é maximizado com a utilização do telhado verde. O sistema utilizado foi o Revestimento Vivo Premium do Instituto Cidade Jardim. Os 166m2 de cobertura viva foram cultivados com espécies que se adaptam a meia sombra, e que ainda apresentam alta resistência à seca – devido ao sombreamento e alta umidade do local, dispensa o uso de irrigação.

O jardim sobre a cobertura cumpre ainda com outra função – reduzir o impacto da construção na drenagem do terreno. O sistema modular utilizado armazena até 33 litros de água /m2 – o que equivale a uma chuva de 33 millimetros. Além de reter a água, também ajuda a reduzir a formação de enxurradas, atrasando a chegada da água até o nível do terreno.

O destaque é a integração dos painéis solares com o telhado verde. O contraste das placas coletoras e o jardim que se perde na mata nativa cria um efeito fantástico.

Visite a página no facebook do Instituto Cidade Jardim e confira mais fotos da instalação do deste telhado verde, com a equipe de trabalho em altura da Grade6.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s