Pintar telhados de branco é solução duvidosa.

Eles podem até aquecer ligeiramente o planeta – por José Eduardo Mendonça – 21/10/2011 às 14:53

Um novo estudo publicado no Journal of Climate afirma que pintar telhados de branco, medida defendida pelo secretário de energia americano Steven Chu e outros, como forma de combater a mudança do clima, reduz apenas minimamente temperaturas locais – e pode causar um ligeiro aumento no aquecimento global como um todo, informa o Discover.

Os pesquisadores usaram um modelo de mudança do clima, que incorpora uma série de dados de satélites e estações climáticas no mundo. Ele modela como as relações entre várias condições ambientais, por exemplo a presença de nuvens ou poluentes, irá afetar o clima local e globalmente.

O modelo descobriu que mais telhados brancos significam menos calor de superfície na cidade (o que é óbvio o bastante para alguém sentado em um carro de estofamento preto debaixo do sol). Temperaturas locais mais baixas implicam em menos evaporação de água, que forma nuvens, diz o chefe do estudo Mark Jacobson, da Universidade Stanford. O declínio na formação de nuvens permite que mais luz do sol chegue à superfície da Terra, levando a temperaturas mais altas no geral.

O modelo também prevê que grande parte da luz refletida pelos telhados irá ser absorvida por fuligem e matéria particulada, que são especialmente prevalentes sobre áreas urbanas. Isto pode limitar o resfriamento local e causar aquecimento em outros locais, com a dispersão das partículas.

Um possível benefício dos telhados brancos é a redução dos custos de refrigeração em edifícios, coisa da qual o estudo não trata explicitamente. Isto pode ser útil em climas mais quentes, mas pelo menos um estudo revela que os telhados brancos não levariam a uma economia de energia em termos globais.

Publicado originalmente no blog do Planeta Sustentável.

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s