Trigo no telhado – resultados finais do experimento.

Neste final de setembro finalizamos nosso primeiro experimento de cultivo de grãos em telhados verdes. A colheita do trigo foi realizada no dia 28/09 e rendeu 4,25 kg de grãos já limpos, que foram cultivados sobre a laje de um modelo de casa popular com 50 metros quadrados. O rendimento do experimento foi de 851 kg/ha em 120 dias cultivo, realizado por 2 trabalhadores – isso significa 2,12 kg de trigo por homem, ou ainda cerca de 1/2 kg de trigo por mês para cada um dos dois trabalhadores. Certamente, o resultado poderia ter sido melhor – a produtividade ficou muito abaixo da referência para cultivo em solo (cerca de 7 vezes maior), mas ainda assim consideramos o resultado um sucesso. Nosso objetivo foi demonstrar a viabilidade da produção de grãos e commodities agrícolas sobre telhados urbanos – obviamente é preciso refinar a técnica, mas consideramos a iniciativa fundamental para que as Cidades Jardim tornem-se realidade.

O cultivo foi realizado sobre uma camada de apenas 5 cm de substrato, com baixa densidade de plantas/ha (60 plantas/m2) sendo que ao longo destes 4 meses realizamos apenas uma adubação com composto orgânico em cobertura, uma aplicação de neem para controlar uma infestação de pulgões e realizamos irrigações esparsas, manual e sem controle de volume de água. Além disso, o trigo passou 30 dias do ponto de colheita, perdendo diversos grão que caíram sobre o substrato de cultivo. Certamente em um próximo experimento poderemos obter resultados muito maiores.

Esperamos que esse primeiro experimento inspire outras pessoas a repetir essa iniciativa de forma sistemática – mas independente disso, o resultado é claro – qualquer pessoa com um telhado e sem experiência alguma com agricultura pode cultivar seu próprio alimento em casa.

Veja os histórico completo deste experimento neste blog:
Nossos agradecimentos ao Prof. Silvio Bicudo, do departamento de Agricultura da UNESP de Botucatu, que gentilmente nos cedeu as sementes.
Agradecemos também à nossa parceira Élida Marques pela foto do trigo no telhado do Instituto.

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s