Revestimentos Vivos | Cidade Jardim no telhado verde e gramado do TJDFT em Brasília.

Acaba de ser inaugurado neste 29 de abril o Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal, em Brasília. O projeto do escritório Zanettini Arquitetura, em co-autoria com a arquiteta Sandra Henriques, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), deverá ser a primeira obra da região Centro-Oeste do País a ser reconhecida pelo Green Building Council Brasil como sustentável por atender aos requisitos da certificação Leed.

O edifício de 6,2 mil m² com cinco pavimentos, todo estruturado em aço, foi implantado longitudinalmente no eixo norte-sul para aproveitar ao máximo a ventilação cruzada e iluminação natural nos ambientes internos. De acordo com o escritório de arquitetura, os terraços verdes e vazios existentes em todos os pavimentos servem para “humanizar o ambiente”.

O Instituto Cidade Jardim marca presença em mais essa grande obra com seus Revestimentos Vivos: o modelo Pré-Cultivado Básico foi aplicado sobre 637 m2 de lajes steel deck e telha zipada de alumínio), terraços e floreiras com vegetação resistente a seca (Sedum acre). Além dos terraços, todo o gramado ao redor do edifício (618 m2) foi cultivado sobre apenas 5 cm de substrato em módulos especialmente desenhados para permitir boa aeração, armazenamento de água e leveza. Devido a sua facilidade de instalação, manuseio e montagem, os 1.255 m2 foram aplicados pela própria equipe de engenharia responsável pela obra.

Como uma tecnologia de impacto sistêmico, um telhados verde atua simultaneamente sobre diferentes frentes de sustentabilidade e portanto são considerados uma das principais tecnologias para obtenção do selo LEED – Green Building. Telhados verdes trazem impactos na redução de enxurradas-enchentes, eficiência energética e conforto térmico, isolamento acústico, melhoria da qualidade do ar (umidade relativa, redução de poeiras, sequestro de carbono) – além possibilitarem o aumento de áreas verdes e ganhos no paisagismo e estética.

Vejam maiores detalhes divulgados na mídia especializada:

Revista Au – Fórum do Meio Ambiente, em Brasília, deverá receber primeiro selo Leed do Centro-Oeste.

Green Building Council Brasil – Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública será inaugurado no Distrito FederalTJDFT inaugura o Fórum Verde.

AECWeb – O primeiro prédio público verde do centro-oeste.

20110501-113138.jpg

20110501-113153.jpg

20110501-113206.jpg

20110501-113209.jpg

20110501-114329.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s