O que são telhados verdes

Telhados verdes (green roofs, telhados vivos, jardins suspensos, etc.) são sistemas desenhados para permitir o cultivo eficiente de vegetação sobre o topo de uma construção, com objetivo de melhorar seu desempenho econômico e ambiental.

Os telhados verdes vêm sendo construídos a milhares de anos. Desde a antiga Babilônia à arquitetura tradicional na Escandinávia, a mesma lógica vem sendo empregada para aliar estética visual e qualidade ambiental a construções e ao ambiente urbano. A partir da década de 1960 na Alemanha, a nova indústria de telhados verdes pesquisou e aperfeiçoou materiais, desenvolveu normas e manuais construtivos, pesquisando os benefícios ambientais, sociais e econômicos deste novo mercado – são os chamados telhados verdes modernos.

A prática dos últimos 35 anos demonstrou que é possível desenvolver sistemas de cultivo seguros e aplicáveis a qualquer tipo de construção, possibilitando a conversão de cidades inteiras para o novo conceito de cidades verdes – em um curto espaço de tempo.

Hoje o conceito moderno de telhados verdes pode ser considerado uma tendência mundial, com experiências sendo desenvolvidas em todas as grandes cidades do mundo. Pode-se dizer que há um movimento global para disseminação de telhados verdes, visando a adaptação urbana às novas condições de mudanças do clima impostas pelo aquecimento global.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s