Eficiência energética e telhados verdes

Reduzir o desperdício de energia é um dos grandes desafios dos grandes centros urbanos. Os sistemas de geração trabalham cada vez mais no limite e a demanda de distribuição e uso é crescente. A aplicação em escala de telhados verdes e jardins suspensos pode contribuir positivamente para melhorar a eficiência energética de regiões inteiras, atuando diretamente na melhoria do conforto térmico e reduzindo os gastos com equipamentos de ar-condicionado.

Telhados verdes reduzem os gastos com energia elétrica em uma construção, melhorando o conforto térmico e reduzindo os gastos com resfriamento do ambiente (ar-condicionado). Com uma temperatura ambiente de 30ºC, a superfície exposta de uma cobertura pode atingir facilmente mais de 70ºC, enquanto em telhados verdes a temperatura varia entre 25º e 30ºC.

Um telhado verde pode contribuir fortemente para economia de energia – experimentos demonstram reduções entre 73% e 18%, em função do clima local, posicionamento e design da construção, materiais usados, entre outros fatores. A camada de substrato e as plantas atuam como uma barreira contra a incidência de radiação solar, resfriando a cobertura ou telhado através do processo de evapotranspiração.

Estudos realizados pelo Conselho Nacional de Pesquisas canadense demonstraram que edifícios com ate 3 andares podem ter seus custos diários de energia elétrica com refrigeração (ventilação e ar condicionado) reduzidos em 50% ou mais com a instalação de telhados verdes. Essa redução de demanda por refrigeração acarreta outros benefícios econômicos, como por exemplo investimento em equipamentos de menor porte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s